sábado, 26 de janeiro de 2013

Sistema Terra


  Sistema Terra



Compreender a Terra como um sistema;

Sistema: é um conjunto de componentes organizados – Atmosfera (ar) / Hidrosfera (água) / Geosfera (solo) / Biosfera (seres vivos) – entre si, em interação.

·         Identificar os componentes do sistema terrestre;

Atmosfera: camada gasosa que envolve a Terra.
Hidrosfera: corresponde a toda a água da Terra. Inclui mares, rios, lagos, gelo, águas subterrâneas,...
Geosfera: corresponde ao solo e às rochas, incluindo as que se situam nas zonas mais profundas da Terra.
Biosfera: conjunto de seres vivos que habitam a Terra.
·         Compreender as interações entre os componentes do sistema terrestre;
Os quatro componentes estão muito interligados, não são independentes.
Um vulcão em erupção: Geosfera ---------» Atmosfera
Uma planta na fotossíntese: Atmosfera «-------» Biosfera (Adquire e liberta gases)
Uma planta na produção de glicose: Geosfera «------» Biosfera (Matéria Mineral/Matéria Orgânica)
A respiração/transpiração: Biosfera «------» Atmosfera (Adquire e liberta gases)
A planta na transformação a carvão: Biosfera ------» Geosfera
Infiltração da água no solo: Hidrosfera «------» Geosfera (Alteração da rocha/elementos químicos em solução)
Quando se bebe água: Hidrosfera ---------» Biosfera
·         Compreender o conceito de ecossistema;
Ecossistema: é o conjunto formado pelos seres vivos, pelo meio que eles ocupam e pelas relações que estabelecem entre si.
·         Explicar o que são fósseis;
Fósseis: são restos de seres vivos (ossos, dentes, troncos) ou manifestações da sua atividade (ovos, sementes, pólenes, excrementos, pegadas, tocas) que ficam conservados em rochas ou noutros materiais naturais. Considerasse fóssil se tiver mais de 13000 anos.
·         Compreender a importância dos fósseis na reconstituição da história da Terra;
Importância dos fósseis na reconstituição da história da Terra:
- Reconhecer seres vivos do passado
- Identificar paleoambientes
- Identificar paleoclimas
- Reconhecer a idade das rochas
·         Compreender o conceito de fossilização;
Fossilização: corresponde à sequência de etapas que conduz à formação de fósseis.
·         Conhecer os fatores que favorecem a fossilização;
- Temperatura ambiente baixa
- Existência de partes duras no organismo
- Soterramento rápido por sedimentos finos , que protejam dos predadores e da decomposição.
·         Distinguir os diferentes tipos de fossilização;
Tipos de fossilização:
- Marcas
- Mineralização
- Mumificação
-Moldagem

·         Conhecer exemplos de fósseis de idade e de fósseis de ambiente;
Fósseis de Idade: Trilobites/amonites
Fósseis de ambiente: corais
·         Explicar o princípio da sobreposição dos estratos;
Principio da sobreposição dos estratos: numa sucessão não deformada de estratos, os estratos que estão por baixo são mais antigos que os de cima.
·         Aplicar o princípio da sobreposição dos estratos e da identidade paleontológica na datação relativa dos estratos;
Se dois estratos em locais diferentes tiverem o mesmo tipo de fósseis terão a mesma idade, e os que estiverem por baixo destes serão mais velhos, porém os que estiverem por cima serão mais recentes.
·         Enunciar as principais evoluções ocorridas em cada Era geológica;
(Pré-Câmbrico (4600 – 542 M.a.):
 - Caracteriza-se pelo aparecimento de vida – seres unicelulares – bactérias fotossintéticas.
- Aparecimento dos primeiros seres pluricelulares – com corpo mole e sem concha.
(o Pré-Câmbrico não se considera nem Era nem Período))
Era Paleozoica (542 – 250 M.a.):
-Fosseis característicos: trilobites.
-Vida marinha muito diversificada - animais com concha e peixes em evolução.
- Anfíbios e répteis povoam os continentes.
-Primeiras plantas em terra: fetos e coníferas.
---------------------------------- Extinções em massa – morrem as trilobites e muitas espécies --------------------
Era Mesozoica (250 – 64 M.a.)
- Fósseis característicos: amonites, belemnites e dinossauros.
- Os répteis dominam os continentes.
- Pequenos mamíferos de hábitos noturnos.
-Aparecimento das aves.
Aparecimento de plantas com flor.
---------------------------------- Extinções em massa – morrem os dinossauros e muitas espécies ------------------
Era Cenozoica (65 M.a. – atualidade):
- Grande diversificação de mamíferos e aves.
-As plantas com flor dominam.
No Quaternário ou Antropozoico apareceram os primeiros Hominídeos.
·         Relacionar a transição das Eras com acontecimentos importantes, como as extinções em massa;
Para dividir a história terrestre, usaram as grandes extinções para o fazer. Uma entre a Paleozoica e a Mesozoica. Outra entre a Mesozoica e a Cenozoica.
·         Reconhecer a importância da preservação do património paleontológico.
Se preservarmos os fósseis estes ajudar-nos-ão a descobrir como foi o Planeta Terra no passado e ajudar a resolver possíveis problemas no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário