sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Neolítico - Paleolítico


Neolítico - Paleolítico

Caracterizar o processo de Hominização:
O processo de Hominização é a transformação do primeiro hominídeo (Australopiteco) até ao Homem atual (Homo sapiens sapiens).
Identificar os diferentes hominídeos e suas principais conquistas:
Australopiteco: bipedia, libertação da boca para função de preensão, verticalidade; Homo habilis: fabrico de instrumentos (seixos talhados); Homo erectus: domínio do fogo, linguagem; Homo sapiens: espiritualidade (culto dos mortos e ritos mágicos); Homo sapiens sapiens: arte móvel e rupestre.
Identificar os instrumentos fabricados pelos homens do Paleolítico:
Seixos talhados, bifaces, raspadores, buris, arcos e flechas, arpões e anzóis, pontas de seta, agulhas, furadores e lâminas.
Identificar os materiais de fabrico dos instrumentos do homem do Paleolítico:
Pedras, ossos, madeira, chifres e dentes de animais.
Indicar as vantagens do domínio do fogo:
Luz, calor, cozinhar os alimentos, endurecer as pontas de lanças, afastar os animais e ajudou os hominídeos a começarem a comunicar.
Localizar no espaço o surgimento dos primeiros hominídeos:
África.
 Localizar no mapa os continentes para onde sucessivamente migrou o homem do Paleolítico:
Europa, Ásia, Oceânia e América.
Relacionar a economia recoletora com o nomadismo:
Quando os hominídeos eram recolectores tinham de ser nómadas, pois os recursos esgotavam-se se ficassem sempre no mesmo local.
Conhecer as manifestações rituais/ artísticas do Homem no Paleolítico Superior:
Culto dos mortos, ritos mágicos (sacrifício de animais, cânticos, danças, entre outros.), pinturas e gravuras rupestres, relevos feitos na parede das grutas, arte móvel – Vénus (símbolo da fecundidade e caráter mágico ou religioso).
Relacionar o desenvolvimento da economia de produção com a sedentarização:
Os hominídeos quando se tornaram produtores tiveram de se sedentarizar, porque agora eram eles que produziam o seu próprio alimento, o que significa que teriam de esperar pela época das colheitas para apanhar o plantavam, entre outros.
Identificar as novas técnicas surgidas no Neolítico:
Cerâmica, moagem, cestaria, tecelagem, roda e vela.
Distinguir os diferentes monumentos megalíticos:
Menir, alinhamento (conjunto de menires em linha), cromeleque (conjunto de menires em círculo), anta ou dólmen (o que são hoje as campas funerárias).
Referir as possíveis funções dos diferentes monumentos megalíticos:
Os menires serviam como culto da fertilidade, os alinhamentos e os cromeleques eram os sítios onde as tribos se reuniam para fazer ritos religiosos, anta ou dólmen era o que são hoje as campas funerárias.
Caracteriza os cultos agrários – deusa-mãe:
Os cultos agrários serviam para terem maior abundância nas colheitas, fertilidade dos animais, mas também faziam culto à deusa-mãe – símbolo da fecundidade, fertilidade da terra e divindade adorada pelas comunidades agrárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário